25/08/2020 10h04 - Atualizado em 26/08/2020 12h54

10 DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA

A água é um recurso natural esgotável, sendo necessária a conscientização sobre o consumo da mesma. Assim, para evitar possíveis racionamentos de água em períodos de crise hídrica, onde os níveis de vazão da água ficam muito baixos, reunimos 10 dicas para ecomizar água e reduzir o seu consumo. Confira:

1- Tomar banhos mais curtos: fechar o registro ao se ensaboar, evita o disperdício de cerca de 80 litros de água. Além disso, é importante armazenar a água do banho em um balde para reutilizar em outras tarefas domésticas.

2- Fechar a torneira ao escovar os dentes: gera uma economia de 12 a 80 litros de água.

3- Não utlizar o vaso sanitário como lixeira: jogue os resíduos sólidos como papel higiênico e absorvente no lixo. Evite também acionar a descarga sem necessidade, pois a cada descarga de 6 segundos, quase 10 litros são descartados.

4- Ficar atento a vazamento de torneiras e descargas e providenciar o reparo imediatamente. O gotejamento da torneira desperdiça cerca de 1 litro de água por minuto. Mantenha a válvula de descarga sempre regulada.

5- Descartar os restos de comida no lixo úmido antes de lavar a louça: ao ensaboar, feche a torneira. Esse gesto economiza cerca de 200 litros de água.

6- Não despejar óleo no ralo da pia: 1 litro de óleo pode contaminar até 400 mil litros de água. Armazene-o em garrafas PET e descarte em pontos de recolhimento.

7- Lavar roupas com menos frequência: deixar acumular peças e utilizar a capacidade máxima da máquina, usando a máquina de lavar menos vezes na semana. Armazene a água do enxágue para outras tarefas domésticas.

8- Evitar usar a mangueira ao lavar o carro e o quintal: dê preferência a balde e um pano para a limpeza do veículo. Nos quintais, o uso da vassoura evita o desperdício de quase 280 litros de água. Nessas tarefas também pode se utilizar da água da máquina de lavar e do chuveiro armazenada para reúso.

9- Regar as plantas em temperaturas amenas, pela manhã ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação durante as altas temperaturas.

10- Ao viajar, verificar se todas as torneiras estão bem fechadas e fechar o registro de água.