Perguntas Frequentes

  • Você poderá ter acesso a 2ª via de conta de água de duas maneiras:

    • Por atendimento presencial na sede do SAAE, no horário compreendido de 07:00hs às 13:00hs, na Rua Cel. Marcondes de Souza, nº 228, Centro, Itaguaçu-ES;
    • Por acesso neste site, pelo menu principal em "SERVIÇOS" > "2ª VIA DE CONTA DE ÁGUA". Em seguida abrirá uma aba, onde você deverá informar todos os dados solicitados. Depois, clique em "ACESSAR", conforme ilustração abaixo:

  • Primeiramente, deve-se analisar onde ocorreu o problema:

    Se o fato ocorreu no imóvel, ou seja, dentro da unidade consumidora, ao consumidor serão incumbidas as  providências de reparação do dano e correrão por conta dele as despesas decorrentes dos reparos.

    Porém, se constatado problema na via pública, é necessário buscar atendimento presencial na sede do SAAE, no horário compreendido de 07:00hs às 13:00hs, na Rua Cel. Marcondes de Souza, nº 228, Centro, Itaguaçu-ES ou entrar em contato pelo telefone (27) 3725-1162 ou WhatsApp (27)9 9975-3490. Caso a ocorrência se dê fora do horário de expediente, como em finais de semana e feriados, o consumidor pode entrar em contato com o Plantão do SAAE pelo celular (27) 9 9975-3491.

  • É bem simples. Basta comparecer na sede do SAAE, no horário compreendido de 07:00hs às 13:00hs, na Rua Cel. Marcondes de Souza, nº 228, Centro, Itaguaçu-ES com os seguintes documentos:

    Se for pessoa jurídica:

    • Ato constitutivo da empresa como contrato social e ata de assembleia geral;
    • Comprovante de CNPJ;
    • Documentos pessoais do sócio administrador (qualquer documento que conste RG e CPF);
    • Documento que comoprove a posse ou a propriedade do imóvel cadastrado.

    Se for pessoa física:

    • Documentos pessoais do consumidor (qualquer documento que conste RG e CPF);
    • Documento que comoprove a posse ou a propriedade do imóvel cadastrado.
  • Atualmente, somente o SICOOB está habilitado como agente arrecadador do SAAE. Caso o pagamento seja realizado via presencial, o consumidor deve se dirigir a qualquer correspondente SICOOB. Em Itaguaçu, são elas: Farmácia FarmaVida, Farmácia Corteletti e Farmácia Goese. Além desses locais, é possível efetuar o pagamento da sua fatura nos caixas eletrônicos, aplicativos e internet banking do SICOOB. 

  • O aumento do consumo de água pode se dar por vários motivos, dentre eles problema no hidrômetro e vazamento de difícil constatação.

    No primeiro caso, o consumidor deve dirigir-se a sede do SAAE e requerer uma vistoria, onde será implementado um hidrômetro teste por 7 (sete) dias a fim de verificar o real consumo da unidade. Caso constatado que o antigo hidrômetro se encontrava com defeito, o hidrômetro usado para teste o substituirá permanentemente. Todavia, se o hidrômetro antigo não apresentar defeito, o consumidor poderá solicitar uma nova vistoria para verificar oa existência de vazamento.

    Nesse segundo caso, constatado o vazamento de difícil constatação, será calculado a média do consumo dos últimos 6 (seis) meses e emitida nova fatura correspondente ao mês em que ocorreu o vazamento. Além disso, o consumidor terá 30 (trinta) para providenciar os reparos necessários para conter tal vazamento. Caso não verificado vazamento, será presumido que o aumento do consumo se deu pelo uso de água desmedido do consumidor, correndo por conta deste o pagamento do valor atual da fatura.