Dia Mundial da Água e o Coronavírus

Hoje no Dia Mundial da Água, buscamos conscientizar a todos sobre o uso responsável dos recursos hídricos e o combate à poluição, não apenas por questões ambientais, mas principalmente pela saúde pública.

A questão da falta da infraestrutura básica de saneamento e a falta de água potável em muitas regiões do Brasil e de outros países, que sofrem com a escassez de água, volta à tona com esta pandemia do COVID-19. Dados da Unicef informam que 40% da população mundial não possui em casa um local para higienização com água e sabão. Isso representa, aproximadamente 3 bilhões de pessoas.

Por isso, é de grande importância que sejamos conscientes com o uso da água e reforçamos o combate à poluição dos recursos hídricos em nosso município.

Contamos com a sua colaboração para juntos disseminar esta importante informação, relembrando a todos os seus amigos e familiares sobre a importância de preservar o nosso precioso recurso hídrico, de maneira responsável e sustentável.

Dicas de como lavar corretamente as mãos

Uma das contribuições dos serviços de saneamento no combate à Covid-19 é promover as boas práticas de higiene. A principal é a lavagem frequente e adequada das mãos, que se comprovou uma das medidas mais importantes para prevenir a infecção pelo vírus.

Para eliminar todos os vestígios do vírus nas mãos, ensaboar e secar rapidamente não serão suficientes. Confira abaixo o processo eficaz de acordo com o ministério da saúde:

  1. Molhe as mãos e os pulsos com água corrente;
  2. Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados;
  3. Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, e punhos;
  4. Enxágue abundantemente com água corrente;
  5. Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual, ou toalha descartável.

 

Este processo deve demorar pelo menos de 20 a 30 segundos. O mesmo vale para o uso do álcool 70%.

Vamos Juntos conscientes, preservar os nossos recursos hídricos e combater o coronavírus.

 Fonte: Ministério da sáude, Unicef.